terça-feira, 4 de maio de 2010

Rei Lear

REI LEAR-WILLIAM SHAKESPEARE
CARACTERÍSTICAS DO MANEIRISMO:
O Maneirismo desenvolve-se depois que o Renascimento entra em decadência. O Maneirismo surge como um movimento artístico por volta de 1520 a 1610 em que a elite faz aquisição deste estilo, logo se reduzindo somente a grupos de intelectuais. Possui como características: a função do cósmico com o trágico- o cômico representado pelo Bobo, figura desacreditado por desempenhar uma função que não condizia com os conselhos sábios que dava para o Rei Lear, a tragédia seria, portanto a velhice em si aliada à loucura, que desencadeia os acontecimentos trágicos.
Arnould Hauser descreve o maneirismo como um “ estilo que foi reconhecido definitivamente, numa abordagem em que contextualizou suas causas e significados em termos econômicos, políticos e sociais e explorou suas associações”, estilo em que Shakespeare soube colocar em suas peças.
BIOGRAFIA
William Shakespeare nasce em Stratford-Upon-Avon no dia 24/04/1564, é o mais famoso dramaturgo de todos os tempos, compôs as suas peças durante o reinado de Elisabeth, e de Jaime I que a sucedeu. Em 1582 aproximadamente aos 18 anos casa-se com Anne Hathaway, que tinha 26 anos e estava grávida do qual nasce à filha Susanna e dois anos depois os gêmeos Judith e Hamnet este falecendo aos 11 anos. Por volta em 1588, muda-se para Londres e , em 1592, com menos de 30 anos, Shakespeare já possui o seu talento reconhecido no teatro.
A arte dramática de Shakespeare pode ser dividida em três partes. A primeira, compreendida entre 1590 a 1602 escrevendo comedias alegres, dramas históricos e tragédias no estilo renascentista.
Na segunda fase, que vai até 1610, é caracterizada por tragédias grandiosas e comedias amargas. E por ultimo, a fase que vai ate a morte, sendo marcada basicamente pelo lançamento de peças que têm final conciliatório.
Shakespeare torna-se sócio de uma companhia de teatro, com o dinheiro adquirido, compra uma casa em Stratford-Upon-Avon. Por volta de 1611. E no dia 24/04/1616 na cidade de Stratford-Upon-Avon William Shakespeare falece.
RESUMO DA OBRA
Rei Lear da Bretanha já se achando velho e incapacitado procura dividir seu reino entre suas três filhas Goneril (esposa do duque de Albany), Regan (esposa do duque de Cornualha) e Cordelia (que tinha por pretendente o rei da França e o duque de Borgonha), para acontecer esse partilha o rei resolve medir a estima das filhas Poe ele, Cordelia que não pretendia se casar para cuidar do pai e protegê-lo da ganância de suas irmãs, é expulsa do reino por contrariar as ordens de Lear e é entregue sem dote para o rei da França. Kent que também é expulso do reino ao tentar defender Cordelia, este usar disfarce só reaparecendo no fim da estória.
Edgar acusado de trama contra o pai Gloucester refugia-se com a ajuda de Kent para salvar sua vida disfarça-se de mendigo. Lear arrependido rompe definitivamente com as filhas Goneril e Regan, que o haviam expulsado reino, enlouquecido Lear se refugia em uma cabana onde estão Kent e Edgar.
O filho bastardo de Gloucester, Edmundo acusa o pai de aliar-se aos franceses o duque da Cornualha furioso arranca com as próprias mãos os olhos de Gloucester, alem de expulsa de sua própria casa. O duque da Cornualha é morto, em seguida, por um serviçal de Gloucester, este percebe enfim que seu filho Edmundo o traiu arrependendo-se tarde demais.
Lear e Cordelia são condenados à morte por Edmundo que se torna comandante das forças inglesas ao se relacionar com Goneril e Regan. As duas se apaixonam por Edmundo por qual Goneril mata a própria irmã envenenada. Edmundo é preso e neste momento arrepende-se de seus atos confessando toda a trama, mas é tarde Cordelia é enforcada e Lear morre tentando salvar a filha querida.
DESENVOLVIMENTO
Reis Lear e Gloucester relacionam-se com as características do narcisismo, pois possuíam poderes e autoridades, após perderem suas grandezas e por serem traídos ambos por seus próprios filhos, em que os personagens passaram a ter comportamentos que chamamos de transtorno de personalidade narcisista no que antes eram excessivamente adorados por todos e passaram a serem humilhados, pelos seus próprios filhos, gerando desgosto profundo a ambos.
Já nas características do maneirismo, o individualismo é demonstrado pelos personagens à tragédia, em que Edmundo ambicioso e interesseiro; as duas filhas de Lear que fazem planos maquiavélicos que tem como objetivo a destruição do próprio pai. O individualismo em relação às personagens paternas em que estes passam o poder e a responsabilidade aos filhos.
O maneirismo também enfoca a inteligência de Kent e de Edgar que usam disfarces para se salvarem. O Bobo que em meio a tantas tragédias, guerras e tristezas, tentava alegrar o coração do rei com suas canções.
DISFARCE
O Rei ao se sentir contrariado com as palavras de Kent em favor de Cordélia, é exilado pelo rei, em vez de partir para o exílio Kent retorna disfarçado e continua ao lado do rei. Enquanto isso o conde Gloucester agindo de forma semelhante ao rei, acreditando que seu filho legitimo Edgar teria tentado matar, este se disfarça de mendigo – louco para escapar da ira do próprio pai.
CONCLUSÃO
A peça Rei Lear demonstra a emergência de uma moral que atenta apenas para o fim da satisfação de interesses. O Rei Lear, ao dividir o reino entre as duas filhas Goneril e Regan, age mais por um orgulho ferido do que por um sentimento de justiça. Pensando que a sinceridade de Cordelia foi um ato de desrespeito a sua honra, Lea a expulsa. Dando mais atenção às palavras lisonjeiras das filhas mais velhas, o rei acaba por se envolver em dificuldades, o que acaba com a paz do reino.
As intrigas que envolvem toda a trama da peça acabam por afirmar que, para se alcançar poder, os antigos costumes como respeito aos pais e a lealdade ante ao seu soberano são passadas por alto. Trair, fazer intrigas e causar a morte de parentes são atos justificáveis quando o fim último é se tornar soberano.

Arlete Souza Menezes, Eudson Souza Menezes, Olívia Maria, Maria Jose, Luana.

Um comentário:

  1. Frescor. Crítica Literária ao mundo. Para o falante >> http://asinusauri.blogspot.com/

    ResponderExcluir