terça-feira, 4 de maio de 2010

FACULDADE ATENAS MARANHENSE(FAMA)
AMANDA OLIVEIRA
ELIANE FERREIRA
FRANCINEI LIMA
ERIKA MENDES
WILKA FERNANDA
REI LEAR
WILLIAM SHAKESPEARE
Shakespeare foi um tramaturgo inglês, que encantou plateias com suas obras, em começo de carreira escreveu sonetos que são importantissímo para a literatura inglesa, dramaturgo de muita qualidade durante 13 anos escreveu obras teatrais de execelente qualidade. Suas primeiras peças foram comédias e histórias, depois passou a escrever somente tragédias, levantando o aspecto psicológico e moral dos personagens. Fez parte do teatro "the lord chamberlain' s men", onde foi reconhecido e prestigiado.
Reconheciso em sua época mais pricipalmente em nossos dias, suas obras são encenadas no mundo todo, as mais importantes são:
Romeu e Julieta
Hamet
Rei Lear
O Mercador de Veneza
Sonho de uma noite de verão
Otelo
A Megera Domada
Macbeth
Périodo Maneirista 1530-1600
Após o Renascimento e antes do Barroco, su objetivo era conciliar a esperitualidade medieval e o realismo renascentista. Mistura-se com tendências barroca, não tendo um período particular, disputa suas singularidades com o barroca nas obras pintores tais como Rafael Santi que também era escultor e Miguelangelo que exercia as duas funções de Santi.
Mesmo repelindo os valores renascentista ainda assim o maneirismo é o elo de ligação entre a renascença e o barroco. Renova os valores góticos, e formas bem exageradas. Diferente do barroco que é popular, emocional e nacionalista, o maneirismo é internacional e culto.
RESUMO DA OBRA
A obra começa com a partilha do reino do Rei Lear entre suas três filhas: Regane, goneril e Cordélia. As duas mais velhas aceitam o reino de bom grado , mediante a juramentos de amor e de cuidados ao pai, este que por sua vez quer envelhecer com tranquilidade como um homem comum. Sua filha mais nova Cordélia jura amor e dedicação ao pai, mas não aceita uma parte do reino que seu pai quer lhe dar. Revoltado e inflienciado pelas observações maldosas dos genros e filhas Lear expulsa Cordélia e expulsa seu fiel Kent por defender Cordélia, da injustiça que ele está fazendo. Desde modo o rei Lear naquele momento cometeu um erro que traria desgraça a todos de sua família. Ainda no casteloRegane e Goneril tramam para a humilhação do pai.
No vastelo de Clócester, Edmundo o filho bastardo com sua ambição, forja uma carta que diz escrita por seu irmão Edgar, para difama-lo e para que seu pai se vire contra ele, e torne Edmundo o filho querido e único herdeiro de seu reino. ele mente ainda para seu urmão que alguém o caluniou e pedi que ele fuja e não apareça sob pena de ser morto. Edgar foge e passa a disfarçar-se de louco para não ser encontrado e morto,enquando seu pai o amaldiçoa e pede sua morte, acreditando em Edmundo. No castelo do Duque se Albany marido de Goneril, Lear e maltratados pelos empregados a mando de sua filha, está por sua vez arquiteta um plano para que sua irmã, a siga e juntas consigam enlouquecer e expulsar o pai. Kent se apresenta disfarçado de mendigo, para continuar a proteger o rei e este sabe que as filhas dele não tem caráter. Kent abre a cabeça de Lear para o desprezo da filha, Lear a amaldiçoa, revolta-se e vai para o castelo de sua filha Regane pensando que lá encontrará apoio. Chegando lá encontra Kent mandado por ele para enviar uma mensagem, no tronco por brigar com o mensagem de Regane, Osvaldo. Lear revolta-se e pergunta quem fez aquilo, Glócester responde que seu genro e a filha Regane colocaram-no no tronco, chega então goneril e seu marido, as duas ali na frente de seu pai o tratam como lixo, ele fica magoado, joga praga nas duas e sai, debaixo de uma tempestade com Kent e o bobo seu fiel bobo, que está sempre ali para alegra-lo nas horas ruins. Sem saber para onde vão debaixo da tempestade, encontram uma cabana , nessa cabana encontra-se Edgar disfarçado de louco para que não seja morto. Lear enlouquece, delira debaixo da chuva, por conta da ingratidão de suas filhas, nega-se a entrar na cabana, desejando amorte por ter colocado sua filha amada para fora de sua vida, enquanto as outras o humilha.
Enquanto Clócester sai aprocura de Lear e seus amigos para lhe dar melhor abrigo, seu filho edmundo mostra uma suposta carta, que condena Clócester como traidor, assim sendo eles pedem que o tragam para a morte. O trazem colocam-no no tronco seus olhos é arrancados e quanto está prestes a receber o golpe final, um servidor profere um golpe contra o Duque de Cornualha este por sua vez morre, e Clócester é retirado, sabendo assim da inocência de seu filho Edgar.Lear nesse meio tempo passa a maior parte do tempo delirando em suas loucuras, provocada por suas filhas. Edgar encontra seu pai cego e cuda pacientemente dele sem revelar que de fato é. no castelo o Duque de Albany descobri que suas esposa Regane não o respeita que ela ama Edmundo, que jura amores a Goneril. Lear continua a deliarar perdido enquanto sua filha Cordélia o procura para ajudar, achando cuida pacientemente dele junto com um médico e Kent. Edmundo e os outros tramam uma batalha para acabra com todos, a batalha começa Cordélia e Lear são presos por Edmundo. Regane e Goneril brigam por ciúme, Goneril é envenenada por regane e esta se mata. Lear chora a morte das filhas, Edmundo fala onde escondeu Cordélia, mas pede pressa pois, já mandou mata-la, trazem Cordélia morta, Laer se desespera pela morte da filha, grita pede pelo retorno dela, chega aos ouvidos de todos a morte de Edmundo, e Lear morre nos braços de sua filha Cordélia.
CARACTERÍSTICAS MANEIRISTAS NA OBRA REI LEAR
Alienação dos personagens:
Rei Lear e Clócester, ambos são enganados pelos filhos ambiciosos, que regeitam seus filhos leais acreditando no amor dos filhos escolhidos, e passam a sofrer nas mãos desdes, Goneril, Regane e Edmundo filho bastardo de Clócester. Depois de sofrerem nas mãos dos filhos maus acreditam na inocência dos filhos por eles rejeitados, Cordélia e Edgar.
. Lear falando a Cordélia: " Seria melhor que não tivesses nascido a não me agradar melhor".
. Clócester falando de Edgar: "Oh! vilão! vilão! A exata opinião da carta! Execável, vilão! Desnaturado, detestado, bestial vilão! pior que bestial! vai buscá-lo! hei de prende-lo."
Personagens Maquiavelicos:
Regane, Goneril e Edmundo, as filhas do rei queriam seu poder suas terras, seu reino, e fizeram do pai louco, o maltratando, desprezando e tirando seus privilégios e deixando de servi-loe trata-lo com respeito. Edmundo com a ambição de não dividir o reino de seu pai com seu irmão, o caluniou e por fim caluniou seu próprio pai, desejando morte para ele e seu irmão Edgar.
. Goneril falando a Regane : " façamos uma combinação"
. Regane: "eremos tempo para falar a este respeito"
. Edmundo falando só: "Eis o que me parece uma ação bem meritória e que me valerá o que perderá meu pai: nada menos do que tudo. Os jovens sobem quando os velhos caem."
. Edmundo: " Legítimo Edgar, hei de possuir tuas terras."
Uso de disfarces:
Kent ao ser expulso pelo rei, retorna ao castelo disfarçado de mendigo, para continuar a proteger seu rei, e Edgar como medo da morte, teve que se disfarçar de louco, para não ser preso e morto como traidor do próprio pai.
.Kent: "Se souber, empregar acentos estrangeiros, disfarçar bastante minha linguagem, meu bom propósito atingirá talvez o pleno fim para o qual desfugurei meu rosto."
.Edgar: "Minhas lágrimas começam a tomar de tal forma o partido dele que acabarão descobrindo meu disfarce.
O bobo fiel amigo do rei Lear, esteve comj ele em todos os momentos, sabia do disfarce de Kent, do caráter de Goneril e Regane, do coração puro de Cordélia, ele sabia de todos os fatos, dava conselhos sábios, por vezes irritantes e engraçado.
CONCLUSÃO
A vontade de um rei torna-se um simples homem, trouxe para ele consequências desastrosas, foi enganado por suas filhas, sendo desconhecido dele o plano maligno de suas filhas para tira-lo do poder, de alguma forma orei também era um pouco arrogante por não levar em consideração somente o amor de uma das filhas, expulsando-a de casa comentendo o que se chama de erro trágico, desencadeando uma série se acontecimentos, que levaria a morte de sua filha Cordélia, Regane e Goneril, essas últimas sendo particular, por que o erro delas foi acreditar uma na outra. A catarse da obra vem em nos colocarmos no lugar do rei em ver que por erro dele sua filha que o amava de verdade foi morta. As irmãs que por causa de ciúmes morreram tragicamente, em nossos dias vemos casos comuns de morte desse tipo. As duas eram duquesas, ricas, bonitas, mas tiveram um fim triste. Edmundo por sua vez também recebeu a morte como recompesa, por ser ambiciso e se achar melhor que o irmão e o pai. Rei Lear é uma tragédia completa, do começo ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário