domingo, 21 de fevereiro de 2010

Crítica literária

FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
PLANO DE ENSINO

Curso: Letras-português Ano: 2010.1
Docente Responsável: Profa. Dr. Maria Eneida Matos da Rosa Email: eneida@fama.br
Blog do Curso:

Identificação
Disciplina: Crítica literária Semestre / Período
1º / 2 º



Carga Horária Total Carga Horária Semanal Distribuição da Carga Horária:
Teórica Prática
40 h/a 02 h/a 20 h/a 20 h/a

Ementa:
A crítica literária, seu histórico e técnicas. Teoria e prática da crítica literária. A crítica literária brasileira.

Contribuição para o perfil do Egresso do Curso:
Com esta disciplina, o aluno terá maiores oportunidades de ler e compreender textos, tanto os literários como os técnicos relacionados com os estudos literários.


Objetivos
Objetivo Geral:
Ler, compreender, analisar e redigir textos críticos sobre obras literárias.
Objetivos Específicos:
- Identificar os elementos críticos e teóricos de textos de critica literária;
- Analisar textos literários à luz das postulações teórico-críticas trabalhadas em aula;
- Comentar e posicionar-se criticamente acerca das correntes teóricas;
- Verificar as características inerentes a cada gênero textual.



Conteúdo Programático
Histórico da Crítica Literária
1.1 Origens da crítica textual
1.2 A crítica literária no Brasil
1.3 Os principais críticos literários do Brasil

2 Crítica e gênero literário
2.1 A crítica de texto poético
2.2 A crítica de texto em prosa
2.3 A crítica de texto teatral

3. Principais métodos críticos
3.1 Crítica sociológica
3.2 Crítica genética
3.3 Estética da Recepção
3.4 Crítica imanentista
3.5 Crítica estruturalista

4. Breves apontamentos sobre as críticas contemporâneas
Metodologia de Ensino:
o Exposição oral dialogadas
o Leituras dirigidas
o Seminários
o Leituras: análise e interpretação
o Pesquisas bibliográficas
o Trabalhos escritos (individual e/ou em grupo)
o Trabalhos orais: encenação de peça teatral e declamação de poesias
o Confecção do blog da turma
Relações Interdisciplinares da Disciplina:
A disciplina se relaciona interdisciplinarmente com várias ao longo do curso, uma vez que dialoga com a disciplina de teoria da literatura, uma vez que há uma volta aos estudos de gêneros, bem como uma fixação dos textos teóricos trabalhados nos semestres anteriores..
Processo de Avaliação da Aprendizagem:
1. Serão considerados os seguintes elementos ao longo do semestre: participação ativa nas aulas e postura acadêmica, elaboração de resumos (fichamentos) sobre as leituras semestrais, debates em sala de aula, pesquisa bibliográfica e de campo e, possivelmente, uma prova.
2. Os métodos de avaliação visam os seguintes objetivos:
a) Diagnosticar o nível de aquisição e organização dos conhecimentos;
b) Apreciar o grau de desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a novas situações, nomeadamente em função das exigências profissionais;
c) Aferir das disposições críticas face ao saber, à inovação e ao rigor metodológico.
3. O procedimento de avaliação poderão pontuar com:
Provas, atividades escritas, produção de textos e trabalhos individuais e/ou em grupos.
4. A aprovação na disciplina depende da obtenção pelo aluno, além da freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), de uma classificação semestral igual ou superior a 7,0 (sete), obtida a partir da média dos dois bimestres, previstas em período no calendário acadêmico geral da IES.
5. No caso da não obtenção de média 7,0 (sete) prevista no número anterior o aluno se submeterá a prova final escrita, devendo obter média igual ou superior a 6,0(seis).
6. As provas e exames escritos a serem aplicados aos alunos da presente disciplina terão como modelo os cadernos de questões integradas no ENADE, podendo conter perguntas com abordagens semelhantes àquelas contidas no Exame de Suficiência do Conselho Federal da classe, bem como em exames promovidos por outros organismos de classe e ainda nos concursos federais e estaduais.
7. As provas e exames escritos a serem aplicados aos alunos da presente disciplina conterão, a critério do professor ou necessidade da disciplina, perguntas objetivas (múltipla escolha) e questões discursivas.
8. As provas e exames realizar-se-ão nas datas fixadas em calendário divulgado em data anterior a sua efetivação.
9. No caso de exame o cálculo da média final constará do seguinte: Média Parcial + Nota do Exame Final x 2 dividido por 3.

Recursos Audiovisuais / Laboratórios:
Quadro branco, data-show, vídeo, CDs, DVDs, etc.

Bibliografia Básica
ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Outros achados e perdidos. São Paulo: Companhia das letras, 1999.
MARTINS, Wilson. A crítica literária no Brasil. 3ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários;. 5ed. São Paulo: Cultrix, 2008.
Bibliografia Complementar
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BRASIL, Assis. Teoria e prática da crítica literária. Rio de Janeiro: Topbook, 1995.
CANDIDO, Antônio. A Educação pela Noite e outros Ensaios. 3ed. São Paulo: Ática, 2003.
CANDIDO, Antonio. Na Sala de Aula: Caderno de Análise Literária. 8ed. São Paulo: Ática, 2002.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: Edusc, 2001.
MARTINS, Wilson. A crítica literária no Brasil. 3ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários;. 5ed. São Paulo: Cultrix, 2008.
______. A criação literária – poesia.13ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
GUMBRECHT, HANS ULRICH. A literatura e o leitor. 2ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
WELLEK, René. Conceitos de crítica. São Paulo: Cultrix, 1970.






Curso: Ano:2010.1
Docente Responsável:

Identificação
Disciplina: Crítica literária Semestre / Período

3º período

Carga Horária Total Carga Horária Semanal Distribuição da Carga Horária:
Teórica Prática
40 h/a 02 h/a 20 h/a 20 h/a

Cronograma de Aulas

Aula Data Assunto Livro - Referência Páginas
1ª 22/02 Apresentação do plano de ensino, do blog da disciplina e alguns conceitos.
2ª 01/03 leitura do texto: Termo e conceito de crítica literária Conceitos de crítica – René Welleck 29 – 41




7ª .


10ª
11ª
12ª
13ª
14ª
15ª
16ª
17ª .
18ª
19ª
20ª



Data: ___/___/ 10. Assinatura do Professor: _______________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário